Arcus

O Arcus nasceu de um forte sentimento e necessidade de extrapolar os limites endógenos das atividades e trabalhos realizados na pós-graduação em Serviço Social da UFPE e das pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos nos núcleos NEPSS e NECSO da mesma universidade.
A semente foi lançada e depois cultivada numa proposta encaminhada e aprovada pelo CNPq em 2007, cujo objetivo era o de articulação e socialização da produção de conhecimento sobre economia solidária, assim como a avaliação de seus impactos. Desenvolver um portal que tornasse acessível toda a produção da equipe e abrisse um canal de socialização com outros grupos de trabalho foi uma alternativa natural para atender as demandas do grupo, tornando possível um alinhamento interno entre a iniciação científica e a pós-graduação e um intercâmbio externo com outros estudiosos.
A proposta para o nome Arcus surgiu a partir de alguns debates e inúmeras tentativas de fundir as expectativas de cada um da forma mais significativa possível. Numa etapa seguinte, o grupo tomou forma com o desenvolvimento de sua identidade visual, baseada nos seus três principais eixos de ensino, pesquisa, e extensão, dispostos segundos as linhas arqueadas de um espiral que nasce num ponto e se perpetua no infinito.
Após ser registrado como grupo de pesquisa no CNPq no dia 23 de dezembro de 2009, o Arcus agora é realidade. Trabalhando de forma articulada, constituindo uma verdadeira rede, o grupo tem como principais desafios ampliar e coordenar a produção de artigos, livros, coletâneas, cartilhas, monografias, dissertações, teses, catálogos, além do desenvolvimento de uma revista eletrônica, a ser lançada em breve.
Cruzando os limites da tríade ensino, pesquisa e extensão, a experiência acumulada de seus componentes qualifica o Arcus para atuar na prestação de consultorias e no desenvolvimento de tecnologia social para programas e projetos de políticas públicas na área social.
Como função complementar, o portal do Arcus também se propõe a servir de canal para a divulgação de informações e eventos relacionados à sua atuação. Está aberto, então, o espaço para o intercâmbio com todos aqueles alinhados às temáticas trabalhadas pelo nosso grupo e com a perspectiva do fortalecimento de ações em rede coordenadas no universo social.

 

ufpe cnpq nepps necso